Ciência. Para os que acreditam na ciência, tudo pode ser descrito por ela. Não é baseada em crenças, apenas em fatos. Mas há também alguns dogmas na ciência.
Mas afinal, o que é verdadeiro? Talvez como o mundo e o agora como uma pura coisa, a verdade seja a ciência, mas outros meios metafísicos, a verdade seja diante da religião.
Mas sobre a religião não podemos afirmar nada, já que cada pessoa deste planeta tem uma crença diferente.
Mas aqui apresento a vocês a minha ideia sobre ciência e religião. Junto das minhas opniões sobre o assunto também levo imparcialidade, ou seja, não rebaixarei ou exaltarei alguma coisa, mas continuarei mantendo minha posição.
A religião nada mais é do que um conjunto de ideias, paradigmas, pensamentos. O catolicismo, por exemplo tem um único deus central. Depois vem os conceitos da vida após a morte, a eternidade, e até os ideais, do que devemos fazer, o que é bom e mal, etc.
Ou seja, a religião na verdade é uma coisa para o ser humano se basear durante a vida, além de se sentir confortável diante dos problemas que o afligem (como a morte). Mas a religião é algo que a pessoa usa para si mesma, uma própria crença, e não uma coisa universal.
A ciência preza a verdade, o empirismo, o que podemos provar, mas só é ciência de verdade quando há total imparcialidade. Ou seja, a ciência também pode ser movida por dogmas (não adequadamente)
A ciência também é uma religião, de certa forma, uma religião que cultiva o empirismo, o método científico.
A ciência trabalha mais no campo físico, nas coisas reais, tangíveis(podem ser tocadas) mas não nos meios metafísicos (a alma, a morte, a vida após a morte), como as crenças tentam descrever.
E é neste ponto que a ciência e religião se conflituam. Enquanto a religião explica as dúvidas dos humanos em planos não reais, a ciência os refuta pois isto não é empírico e não pode provar. Mas então qual seria a verdade do plano não físico? Esta parece ser a maior dúvida da humanidade. Por isso que a humanidade tende a crer em uma religião.
A grande questão, também é se DEUS EXISTE?
Conforme Santo Agostinho (Filósofo da Igreja Católica) Deus tem que existir pois ele que criou o mundo, e se não existisse o mundo não existiria. Mas conforme a ciência e outros filósofos Deus não existe pois não dá para provar que ele existe, ele também nunca se revelou, além de se existisse não deixaria nós sozinhos e num mundo sofrendo. Realmente, neste último ponto a ciência pode ter razão, mas quem juga nosso destino somos nós mesmos.
E as crises no mundo, por causa das religiões, as mortes, os preconceitos ("e por causa do Deus que vocês acreditam")?
Nós humanos somos tão estúpidos que não conseguimos separar as coisas. Na verdade os conflitos sociais que acontecem, não são diretamente ligados à religião, e sim feitos pelos próprios humanos que lutam pela sua crença e acham que devem forçar os outros, e acham que aquela crença é a única e verdadeira.
Toda a culpa disso sim, é da religião, mas nós que criamos ela e nós que fazemos ela.
Mas não podemos confudir Deus com religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário